Criar uma Loja Virtual Grátis

Sobre Rute.

Sobre Rute.


A história de Rute reflete, na realidade, o objetivo que Deus tinha em mente ao constituir Israel Seu povo. Devia conquistar todos os povos, ao menos, pessoas de todos os povos. Conquista não pela força dos exércitos, mas pela atração do amor. Assim como Rute, através de sua sogra Noemi, apegou-se ao povo hebreu, assim Israel, pela fama de seu Deus, vivendo de acordo com a lei do amor, deveria ter conquistado os povos à verdadeira adoração.

Noemi, sogra de Rute, sofreu muitas perdas na sua vida. Seu marido e seus filhos haviam morrido, tudo parecia acabado. Mesmo assim, o Senhor lhe providenciou uma nora leal e amorosa. Noemi voltou à sua terra natal, ao convívio de seus amigos, e recebeu a proteção de Boaz, um antigo parente. Rute foi com ela. 

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rute 1.16,17).

A beleza da história de Rute está no amor. Ela amava sua sogra a ponto de não admitir separação. Por conta de sua obediência a Noemi, ela foi abençoada pelo Senhor. Ela conheceu e se casou com Boaz, que veio a ser seu "resgatador". Essa é justamente a força do amor: unir para sempre. Esse é o amor que deveria atrair as pessoas de outras nações à fidelidade ao Deus Criador. Assim deve ser nosso testemunho nos dias de hoje. 

A felicidade do amor em nossas famílias, de modo que as pessoas, que vivem em desgraça e não sabem qual é o sentido da vida, sejam atraídas a um povo que sabe como ser feliz. É tempo de quebrarmos o estigma de que ser cristão é seguir uma vida monótona e triste. Pelo contrário, é necessário que as pessoas entendam que ser cristão é ter uma vida de felicidade no presente e esperança de ser muito melhor no futuro e de estar em perfeição quando Jesus voltar!

Rute foi, num primeiro momento, atraída pelo amor de sua sogra, e em seguida, foi atraída a fazer parte de seu povo quando Noemi decidiu retornar. Ela nunca soube de quem foi ancestral: de Davi e de Jesus. Raabe também teve a mesma felicidade, mas assim como Rute, não teve a oportunidade de tomar conhecimento disso. Essas serão algumas das delícias que lhes causarão felicidade quando ressuscitarem.

E por falar em Raabe, na próxima semana, vamos conhecer um pouquinho da história dessa mulher que foi salva pela graça divina, mediante a fé. Sua história mostra-nos que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre de Deus.