Criar uma Loja Virtual Grátis

Sobre Ester.

Sobre Ester.

Dando prosseguimento a série especial Mulheres da Bíblia, vamos falar de Ester, uma bela jovem judia que havia sido criada por um tio chamado Mardoqueu. Ela era temente a Deus e, por Sua providência, foi escolhida como rainha do império Medo-Pérsia. 

Numa situação extrema, em que um homem chamado Hamã decidiu exterminar os judeus, pelo fato de Mardoqueu não se curvar diante dele, ela decidiu apelar a Xerxes em favor do seu povo. Ester devia aventurar-se a ir a sua presença como intercessora. "Quem sabe", dizia Mardoqueu, "se para um momento como este chegaste a posição em que se encontra?" (Ester 4:14).

A crise que Ester enfrentava demandava ação fervorosa e imediata; mas tanto ela como Mardoqueu sentiam que a menos que Deus operasse poderosamente em seu favor, seus próprios esforços seriam vãos. Assim Ester tomou tempo para comunhão com Deus, a fonte de sua força. 

"Vai", mandou ela dizer a Mardoqueu, "ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço." (Ester 4:16).

“Os acontecimentos que se seguiram em rápida sucessão - a apresentação de Ester perante o rei, o assinalado favor a ela mostrado, os banquetes do rei e da rainha com Hamã como o único comensal, o sono perturbado do rei, a honra pública mostrada a Mardoqueu, a humilhação e queda de Hamã após a descoberta de sua ímpia trama - tudo pertence a uma história familiar. Deus operou maravilhosamente por Seu povo; e um decreto em contrapartida baixado pelo rei, permitindo-lhes lutar por sua vida, foi rapidamente comunicado a toda parte do reino por correios a cavalo, que "saíra a galope, por causa da ordem do rei”. (Ester 4:14) 

A mensagem é pertinente para os nossos dias. A pergunta feita à rainha naquela momento de crise da história de Israel é a mesma que Deus nos faz hoje: "Quem sabe se para um momento como este chegaste a posição em que se encontra?" E, assim como nos dias de Ester e Mardoqueu, o Senhor zela por Sua verdade e pelo Seu povo. 

O decreto que será promulgado contra aqueles que O servem há de oferecer muita semelhança com o de Hamã. Mas, assim como a rainha e os judeus jejuaram e oraram e o Deus dos Céus os ouviu e os livrou, o mesmo acontecerá conosco. É necessário, apenas, tomarmos posição de filhos de Deus, pois Ele mesmo diz em Sua Palavra: "Clame a mim e eu responderei e lhes direi coisas grandes e insondáveis que você não conhece". (Jeremias 33:3).