O Evangelho de Lucas: Uma história Bíblica
O Evangelho de Lucas é um dos quatro Evangelhos na Santa Bíblia e é o terceiro livro do Novo Testamento. O autor desse Evangelho, Lucas, era um amigo do Apóstolo Paulo e também o autor do livro de Atos. Atos é o primeiro livro logo depois dos quatro Evangelhos na Bíblia. Lucas era um médico e provavelmente muito bem educado, devido ao estilo e estrutura do seu texto escrito. O Evangelho de Lucas é endereçado a Teófilo e focaliza-se na história completa de Jesus Cristo, do seu nascimento e ministério à Sua crucificação e ressurreição. O Evangelho de Lucas focaliza-se nos ensinamentos de Cristo sobre a salvação e a realização das profecias do Velho Testamento sobre a vinda do Messias. Ele inclui a linda história do nascimento do bebê Jesus e a concepção milagrosa do Espírito Santo. Estudiosos bíblicos geralmente concordam que o Evangelho de Lucas foi escrito entre 59 e 70 D.C. O autor é mencionado em Colossenses 4:14 pelo Apóstolo Paulo.
O Evangelho de Lucas: Esboço e estrutura
O Evangelho de Lucas é organizado em oito seções principais que descrevem a vida, ministério e milagres de Jesus Cristo. Esse Evangelho é cheio de detalhes sobre a história e eventos daquela época. Cuidadosamente inclui detalhes sobre a cultura política e as famílias que viveram na época de Jesus e do Seu ministério terreno. A primeira seção começa com uma introdução que explica o propósito do Evangelho do ponto de vista do autor humano. A segunda seção, que começa com o quinto versículo do primeiro capítulo, descreve os eventos que aconteceram durante a vinda de Jesus Cristo e João Batista. Essa seção descreve o nascimento de Jesus e alguns eventos de Sua infância. A primeira vez que o livro cita algo que Jesus falou é no segundo capítulo, versículo 49. A terceira seção detalha os eventos que dão início ao ministério público de Jesus, incluindo o Seu batismo (Lucas 3:21,22) e Sua tentação (Lucas 4:1-13). Os quatro capítulos seguintes formam a quarta seção do Evangelho de Lucas, incluindo o início do Seu ministério, a escolha dos 12 Apóstolos (Lucas 6:12-16) e a execução de milagres (Lucas 4:35, 4:39, 5:13). Por todos esses capítulos, Jesus demonstrou muitos poderes que serviram para validar Sua autoridade dada por Deus, incluindo a autoridade de perdoar pecados (Lucas 5:20, 7:48), a autoridade de conhecer nossos pensamentos (Lucas 5:22), a autoridade de curar pessoas (Lucas 6:8), a autoridade de oferecer paz (Lucas 7:50), a autoridade sobre a natureza de acalmar uma tempestade (Lucas 8:24). Essa seção também descreve muitas lições e ensinamentos de Jesus que são princípios que devemos seguir para que vivamos uma vida que agrada a Deus.
A quinta seção do Evangelho de Lucas começa com o capítulo 9, versículo 10, quando Jesus executa o milagre de alimentar a multidão de cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes (Lucas 9:10-17). O Apóstolo Pedro confessa que Jesus é o Cristo (também conhecido como o Messias) (Lucas 9:20). Nos versículos 9:28-34, a transfiguração é descrita em detalhes. O início da sexta seção descreve o ministério de Jesus na Judeia, começando com o capítulo 9, versículo 51. Jesus dá instruções aos Seus seguidores sobre como ajudar outras pessoas através do discipulado (Lucas 10:1-17); Jesus nos ensina a orar efetivamente (Lucas 11:2-4); Jesus adverte as pessoas a como não agir, incluindo advertência contra a hipocrisia e criticar demasiadamente (Lucas 11:37-52); Jesus encoraja os Seus seguidores a não se preocuparem com nenhuma necessidade nessa vida, mas a confiar em Deus (Lucas 12:22-34); Jesus também afirma fortemente que devemos nos arrepender (livrar-nos dos pecados) ou perecer (Lucas 13:1-5). A sétima seção do Evangelho de Lucas começa no capítulo 13:22 até 19:22 e descreve muitos ensinamentos e milagres de Jesus. Jesus quase exclusivamente usa parábolas para ensinar lições importantes sobre como viver. A oitava e última seção do Evangelho descreve detalhes importantes sobre o julgamento, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Jesus novamente mostra sua autoridade ao saber de tudo ao seu redor (Lucas 19:30). Jesus então dá várias instruções finais sobre como viver (Lucas 21:19,34) e como depender de Deus (Lucas 22:40,46). Ele novamente confirma Sua autoridade como o Filho de Deus (Lucas 22:70). Finalmente, capítulo 24 descreve em detalhes a ressurreição de Jesus e a Sua ascensão aos céus.
O Evangelho de Lucas: Qual a sua importância?
O Evangelho de Lucas apresenta muitos fatos importantes e lições significantes sobre Jesus Cristo. Primeiro, o Evangelho claramente estabelece que Jesus Cristo é o Messias profetizado no Velho Testamento. Segundo, o Evangelho prova que Jesus é o Filho de Deus, assim como Ele clama. Terceiro, esse evangelho confirma que Jesus tem autoridade completa sobre qualquer coisa nesse mundo, incluindo o mal (Lucas 4:12, 35, 9:38, 11:14), a natureza (Lucas 8:22-25, 9:12-17, 5:4-11), a morte (Lucas 8:41-42, 7:11-15), doenças (Lucas 5:12-13, 7:1-10, 4:38-35, 5:18-25, 6:6-10, 18:35-43), perdão de pecados (Lucas 5:24, 7:48), bençãos (Lucas 6:20-22) e a autoridade de dar vida eterna no céu (Lucas 23:43). Jesus demonstrou o milagre de superar Sua própria morte através da Sua ressurreição depois de ter sido crucificado na cruz romana. O Evangelho de Lucas providencia uma narrativa de primeira mão dos eventos da vida de Cristo, baseado nos próprios Apóstolos ou outras testemunhas. O Evangelho sobreviveu todos os exames históricos, geográficos e arqueológicos dos últimos 2000 anos. É claro que um resumo do Evangelho de Lucas só pode destacar alguns pontos do texto verdadeiro, e não pode ser usado para substituí-lo. Gostaríamos de encorajá-los a ler o Evangelho de Lucas para aprender mais sobre Jesus Cristo e os milagres que Ele pode executar em sua vida!